Resolução de problemas na empresa com Action Learning

O que faz um herói?
maio 5, 2020
Gestão de crises: erros e acertos como aprendizado no novo normal
junho 10, 2020

Os resultados estão cada vez mais desafiadores nas corporações. O senso de urgência faz com que a resolução de problemas na empresa seja tomada de forma rápida, obrigando líderes a desenvolverem novas estratégias. E é exatamente essa necessidade de agilidade que conversa com o Action Learning.

Essa metodologia tem como foco a resolução de problemas reais, importantes e urgentes e, ao mesmo tempo, capacita para habilidades de liderança.

Ficou interessado em saber como ela pode ajudar você? Então, continue a leitura!

Action Learning e a resolução de problemas na empresa

A metodologia do Action Learning foi desenvolvida por Reg Revans e sua primeira utilização ocorreu em 1940. Ele é um processo dinâmico que ajuda as organizações a desenvolverem estratégias criativas, flexíveis e de total sucesso. Além disso, possibilita que a empresa vá do treinamento institucional para o ambiente de aprendizagem.

Apesar de existir há 80 anos, esse recurso é relativamente novo no Brasil. Contudo, se faz necessário para a resolução de problemas na empresa . Ainda mais nos tempos atuais, em que a mudança no cenário organizacional ocorre de maneira  rápida.

Na prática, ele é aplicado em um pequeno grupo de pessoas que se reúne (denominada de sessão) e aprofunda o entendimento sobre um problema real até as suas raízes. A partir do consenso, os participantes criam um plano de ação e agem no que for necessário para sua implementação.

O processo de Action Learning pode ser aplicado em qualquer tipo de organização. Basta que haja algum problema ainda não solucionado.

Os benefícios do Action Learning

A aplicação do Action Learning traz muitos benefícios à liderança, já que foca na resolução de problemas reais, urgentes e complexos, e aprendizagem de skills de comunicação em grupo. Mas as vantagens não param por aí! Confira mais algumas:

  • Desenvolvimento de lideranças e de times de líderes diferenciados;
  • Resolução de problemas complexos, reais, importantes e urgentes – quando o seu problema é desafiador, ele tem muito mais possibilidades de ser desenvolvido;
  • Desenvolvimento de um sistema de pensamento criativo;
  • Formação de times – em uma sessão de Action Learning, os grupos heterogêneos e cargos diferentes se reúnem, não existindo “quem sabe mais”;
  • Criação de clima de aprendizagem, pessoas e organizações que aprendem juntas – cria-se uma atmosfera não para a competitividade, mas sim para a cooperação;
  • Facilitação e participação de reuniões produtivas;
  • Fortalecimento da habilidade de fazer perguntas – as dúvidas ajudam as pessoas a saírem da zona de conforto, estimulam a fazer novas conexões e criam espaço para a reflexão.

O Action Learning é construído em torno da resolução de problemas na empresa . O seu processo interativo e dinâmico ajuda o grupo a enxergá-los de novas maneiras e a ganhar perspectivas inovadoras sobre como resolvê-los. Isso porque as empresas são construídas por pessoas e essas aprendem juntas.

Neste contexto, o papel da liderança é fundamental. Afinal, um bom líder está próximo de sua equipe e atento às necessidades das pessoas. Saber escutar é muito mais importante que ter poder.

Quer aprender na prática sobre como solucionar desafios junto ao seu time? Clique aqui e conheça mais sobre Action Learning.

Fale conosco whatsapp