Qual é o papel do RH na sua empresa?

Processos de Venda
Como estruturar a área comercial de uma empresa em tempos de crise econômica?
julho 27, 2020
Escola de Negócios MWB
Lançamos a tão solicitada escola de negócios MWB
agosto 3, 2020

Quando falamos sobre liderança na organização, um assunto muito discutido é em relação ao papel do RH dentro da empresa. A quem cabe a questão de liderança, engajamento e comprometimento: ao líder ou RH? Afinal, será que apenas o RH deve se preocupar com a gestão de pessoas? Ou quem tem a responsabilidade total é o líder?

Se esta dúvida já chegou em sua empresa e ainda não há um consenso, confira agora alguns argumentos que podem ajudar. Boa leitura!

Qual é o papel do RH dentro da empresa?

O RH não é o principal responsável por gerenciar pessoas, e já não é de hoje! Mesmo assim, várias funções acabam sendo empurradas para o setor que, sem reclamar, as cumpre.

O problema é que, neste contexto, a gestão de talentos não se desenvolve e nem motiva. Para agravar o problema, são os líderes que não encaram os seus liderados como peças-chave do negócio ou ficam longe do RH para fazer uma boa gestão. Assim, perdem a chance de trabalhar sua equipe e conseguir melhores resultados.

“A área de Recursos Humanos não é responsável pelas pessoas, mas sim o líder. O RH deve orientar, capacitar e desenvolver para que o líder cuide das pessoas”, explica o Head de Cultura Organizacional da MWB, Mauro Bonon.

 

Ou seja, os líderes e o RH devem andar juntos quando o assunto é o desenvolvimento das pessoas. Contudo, ainda vemos muitas empresas que deixam funções importantes como demissão, feedback e avaliação de desempenho apenas sob controle do RH.

Um dos motivos para isso acontecer é que há forte resistência dos líderes em assumir esse papel; o que não é bom, pois a liderança exerce papel e responsabilidade fundamentais perante os seus liderados.
Ao chegarmos nesse ponto, precisamos falar sobre outra questão fundamental: a formação das lideranças. Afinal, um líder despreparado pode desmotivar a sua equipe.

A importância do líder capacitado

O papel do líder na cultura organizacional é de suma importância para atingir os resultados e esperados. E ele o faz por meio de seus liderados. Com um time engajado e comprometido, há a retenção de talentos e, por consequência, a diminuição do turnover.

É aí que entra o desenvolvimento de líderes, que devem estar preparados para cumprir bem as suas responsabilidades. E cabe ao RH dar base e orientar esse gestor para tal função.

 

Nem todo mundo nasce com o dom de liderar. Liderança é parte nata e parte aprendida. Portanto, pode e deve ser desenvolvido para que a pessoa esteja preparada.

A questão é que não basta dar treinamentos e, depois, deixar o líder a própria sorte. Neste caso, voltamos ao RH e a parceria entre os dois. A colaboração mútua deve existir sempre.

Ao planejar juntos as ações e a execução das mesmas, cada um de acordo com os seus objetivos estratégicos, ambos serão responsáveis pelos resultados obtidos.

Nessa dinâmica, o líder ainda será o primeiro referencial dos liderados, cumprindo com seu papel de gerir talentos. No entanto, o trabalho conjunto também melhora o papel do RH dentro da empresa. Isso torna o setor um apoio de confiança para os colaboradores.

Quer descobrir qual é a relação entre cultura, clima organizacional e liderança? Conheça nossa escola de negócios agora!