Qual o papel do líder para realizar uma boa gestão de equipe na organização?

Escola de Negócios MWB
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agosto 3, 2020

Como um gestor deve agir diante dos liderados? Quais são os traços fundamentais de uma liderança? Quando pensamos no papel do líder na gestão de pessoas, ou seja, de todos os executivos seniores mais altos de uma companhia, logo projetamos um tipo de profissional. Mas você sabe como deve ser o comportamento de alguém que ocupa essa posição?

Apresentamos algumas dicas simples e abertas para você exercer bem a sua função de líder. Se este é o seu papel, confira as dicas a seguir. Boa leitura!

Qual é o papel do líder na gestão de pessoas?

Você sabe a diferença entre chefe, gestor e líder? A figura do chefe é conhecida por impor o respeito, deixando claro que é ele quem manda. O exercício é feito olhando sempre para a tarefa – e não o macro.

Quando pensamos no gestor, ele já está preocupado com o processo, pensa a maneira de comunicar e olha para os recursos e resultados produzidos.

Enquanto isso, o líder tem os mesmos elementos que um gestor, mas coloca as pessoas em primeiro lugar ao mesmo tempo. E esse é o movimento visto em diversas organizações atualmente.

 

Quais são as responsabilidades do líder?

  • DISCIPLINA

É necessário imprimir disciplina dentro da organização, de um projeto ou de uma atividade. Ela vem do “você fez aquilo?” ou “você atingiu aquele objetivo?”. Deve estruturar o passo a passo para ter os indicadores e verificar qual é a evolução da performance dos liderados.

  • HUMILDADE

É o olhar para o liderado no que diz respeito ao desenvolvimento dele no negócio. “Respeito as suas limitações e vou exigir de você com toda a minha humildade, mas minha régua está aqui”.

  • RESPEITO

As pessoas têm medo de errar, mas o líder deve permitir que o liderado vá até o seu limite, com o maior respeito possível.

  • COMPROMISSO

O papel do líder na gestão de pessoas se compromete com a capacitação e as suas metas. Ele demonstra em atitude, não só na fala, que há um comprometimento com as questões da empresa e do capital humano.

  • ORGANIZAÇÃO

Sem ela, o caos se instala. E, com isso, as pessoas não conseguem lidar na complexidade. Ordena, dentre as entregas, todos os recursos e dados para dar conta de uma missão.

O primeiro papel do líder na gestão de pessoas é desenvolver. Afinal, é por meio da sua equipe que as metas são atingidas. Criar um ambiente onde os colaboradores se motivem, para que eles se sintam engajados, é vital. Além disso, orientar o time, dar sentido a ele, apoiá-los nos pequenos deslizes e falhas e servir os profissionais também tem importância.

As 8 dicas de ouro da liderança

Jack Welch, um dos maiores gestores da história, dizia que o papel do líder na gestão de pessoas é “deixar todos cientes de onde estamos indo, por que estamos indo e o que eles ganham ao ajudar o líder a chegar lá”.

 

Se você ocupa uma posição de C-Level, deve estar atento a algumas regras de liderança. Nosso fundador, Mauro Bonon, lista pelo menos oito princípios que todo líder poderia seguir:

  • Melhorar a sua equipe implacavelmente, usando cada encontro como oportunidade para avaliar, fazer coaching e construir autoconfiança;
  • Assegurar que as pessoas não somente conheçam a visão, mas que elas também a vivam e respirem;
  • Se colocar na pele do outro, transpirando energia positiva e otimismo;
  • Estabelecer confiança com franqueza, transparência e crédito;
  • Ter a coragem de tomar decisões impopulares;
  • Questionar e sondar com uma curiosidade que beira o ceticismo, certificando-se de que as perguntas são respondidas com ações;
  • Inspirar a tomada de riscos e o aprendizado pelo exemplo;
  • Comemorar as conquistas, de pequenas a grandes, de toda a equipe.

Refletir sobre cada uma dessas regras pode ajudar quem ocupa um cargo de liderança a exercer cada vez melhor o papel do líder na gestão de pessoas. Pense nisso!

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