Como estruturar a área comercial de uma empresa em tempos de crise econômica?

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A crise econômica que veio com a pandemia da COVID-19 mudou o cenário em diversas empresas. Um setor especial, o de Vendas, sentiu as dificuldades impostas pela perda de clientes e suspensão de contratos.

No entanto, as crises em vendas, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades; desde que os responsáveis estejam atentos a elas e consigam explorar novos mercados. E é aí que muitos se perguntam como estruturar a área comercial de uma empresa diante desta nova realidade.

Apresentamos algumas sugestões importantes para isso. Confira!

Processos de venda na oepração comercial

 

Os desafios dos processos comerciais de uma empresa

Quem está só focado em vendas diz ter dificuldades nessa época, principalmente por conta dos cortes de pedido que muitas empresas fazem durante a crise. Porém, há um grupo que está ganhando dinheiro mesmo diante de tantos obstáculos apresentados.

E qual é a diferença? Essas empresas voltam seus olhares para o processo comercial e mudam a forma como ele vinha sendo feito até então – o que pé recomendado para todas.

Depois de passar a crise, o cenário muda – e, no contexto atual, nada mais voltará a ser como antes. O mundo mudará, e isso vai exigir um novo comportamento das vendas, que precisam ser ainda mais rápidas.

Gargalos, excesso de planilhas, inexistência de cadastro de clientes, falta de follow up nas propostas e distribuição manual de leads. Não há mais espaço nesta nova realidade.

Sendo assim, é necessário que um mapeamento do processo de vendas seja realizado. E essa adequação deve levar em conta:

  • Ferramentas para gestão de atividades;
  • Integração entre sistemas;
  • Relatórios em tempo real;
  • Mobilidade (uso de aplicativos);
  • Campos personalizados para o cadastro de informações;
  • Capacitação dos vendedores (suporte).

O foco deve estar no cliente

Ter um mapeamento do processo de vendas pode ajudar seu negócio a enfrentar crises, como a atual. E o cliente é quem deve estar no centro da estratégia de sua empresa. Neste caso, entender a necessidade dele e sua jornada de compra é fundamental.

Em tempos de crise, é necessário prestar atenção principalmente nas informações que você tem a sua disposição sobre o cliente.

O cadastro do cliente deve ter a maior quantidade de informações possível. Crie conexão com ele e descubra a real demanda para evitar frustração na hora de fechar a venda. Seja rápido nas respostas: o ideal é fazer isso dentro de até 10 minutos. Isso porque se você não o fizer, a concorrência pode fazer.

Além disso, deixe claro para a equipe todas as estratégias adotadas e comunique o tempo todos os processos.

E o principal: faça uso das tecnologias! A pandemia obrigou as empresas a migrarem para o mundo digital, e você precisa mudar a sua dinâmica também. Ferramentas digitais precisam ser usadas para estreitar esse relacionamento entre os clientes e seu negócio. Disponibilize vários canais de comunicação para que eles possam entrar em contato com você.

Com certeza, ao levar tudo isso em conta, um novo processo comercial pode surgir e sua empresa pode ser uma das muitas a lucrar mesmo em meio a crise.

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